SAC: (11) 3090-7678

Central de Atendimento: (11) 2178-9000

Tipos de câncer mais comuns em adolescentes

Os tipos de cânceres observados em adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, não são exclusivos para essa faixa etária, mas os tipos mais comuns são diferentes das crianças ou adultos.

Os tipos de câncer mais comuns em adolescentes são:

  • Linfomas


Os linfomas começam nas células do sistema imunológico chamadas linfócitos. Este tipo de câncer ataca com mais frequência os gânglios linfáticos e outros tecidos linfoides, como as amígdalas ou timo. Eles também podem afetar a medula óssea e outros órgãos. Podem apresentar sintomas diferentes dependendo da região onde se desenvolvem. Os sintomas mais comuns incluem perda de peso, febre, sudorese, cansaço e aparecimento de nódulos, sob a pele do pescoço, axila ou virilha.

  • Leucemias

                                       
As leucemias são cânceres da medula óssea e do sangue. São mais comuns em crianças, mas podem ocorrer em qualquer idade, e, de fato, a maioria das leucemias ocorrem em adultos mais velhos.

  • Câncer de Tireoide


O risco de câncer de tireoide aumenta com a idade, mas muitas vezes é diagnosticado em pessoas mais jovem do que a maioria dos outros tipos de câncer do adulto. É muito mais comum em mulheres jovens do que em homens jovens.

O sintoma mais comum de câncer de tireoide é o aparecimento de um nódulo na parte anterior do pescoço. A maioria dos nódulos da tireoide não é câncer, mas é importante investigar para confirmar o diagnóstico. Outros sintomas do câncer de tireoide podem incluir dor ou inchaço no pescoço, dificuldade para respirar ou engolir e alterações na voz.

  • Tumores Cerebrais e de Medula Espinhal


Existem muitos tipos de tumores cerebrais e da medula espinhal e o tratamento e prognóstico para cada um é diferente. Em crianças, a maioria dos tumores cerebrais se iniciam na parte inferior do cérebro, cerebelo ou tronco cerebral. Os adultos são mais propensos a desenvolver tumores nas partes superiores do encéfalo. Os tumores em adolescentes podem ocorrer em qualquer área. Os tumores da medula espinhal são menos comuns do que os tumores cerebrais em todas as faixas etárias.

Os tumores cerebrais podem provocar dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla ou embaçada, tonturas, convulsões, dificuldade para andar ou manusear objetos e outros sintomas.

  • Câncer de Testículo


Na maioria das vezes, o câncer de testículo se desenvolve em homens jovens. Cerca de metade dos casos de câncer de testículo ocorre em homens entre 20 e 34 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na adolescência.

Câncer de Ovário


Em geral, o câncer de ovário é mais comum em mulheres mais velhas. Mas alguns tipos de cânceres de ovário, conhecidos como tumores de células germinativas, são mais comuns em adolescentes e mulheres jovens.

O câncer de ovário em estágio inicial geralmente não causa sintomas, mas algumas adolescentes e mulheres jovens podem sentir saciedade após as refeições ou apresentar inchaço abdominal, dor de barriga ou sintomas urinários. Se esses sintomas persistirem mais do que algumas semanas, devem ser investigados por um médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Fonte: American Cancer Society

 


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS