Central de Atendimento: (11) 2178-9000

Férias Escolares

As férias escolares são uma boa oportunidade para verificar como anda a saúde das crianças. A indicação de exames laboratoriais de rotina nas crianças e nos adolescentes saudáveis é restrita.

 

A ideia de realizar exames rotineiros em crianças tem como objetivo detectar desde cedo alterações laboratoriais para que medidas preventivas possam ser adotadas e o problema evitado ou, pelo menos, minimizado.

 

Nos encontros com o pediatra, são avaliados o crescimento, o desenvolvimento, a situação vacinal e a alimentação, bem como queixas que as crianças possam apresentar. Além disso, o médico verifica a necessidade de realização de exames laboratoriais.

 

Entre os exames realizados na triagem de crianças e adolescentes saudáveis está incluída a dosagem de lipídios. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a dosagem de colesterol total para toda criança acima dos 10 anos, independentemente da presença de fatores de risco, e considera também a determinação dos lipídios a partir dos 2 anos na presença de fatores de risco, sinais clínicos ou histórico familiar.

 

Em razão da assustadora epidemia de obesidade constatada no mundo e no Brasil, inclusive entre as crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria propôs a realização de um perfil de exames laboratoriais para todas as crianças e adolescentes com excesso de peso que inclui a dosagem da glicemia de jejum, a dosagem dos lipídios (colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol, triglicerídios) e AST (TGP).

 

Além dos exames e de todos os cuidados médicos, aproveitar as férias para estimular a prática de atividades físicas como uma rotina de brincadeiras também colabora para o bem-estar das crianças. "Escolher uma atividade que divirta e, ao mesmo tempo, estimule o raciocínio e o desenvolvimento corporal infantil, como a natação, o futebol e outros esportes, é uma boa pedida para os que têm energia de sobra. Manter a alimentação balanceada também é importante. 

 

 

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/check-up-infantil-criancas-tambem-realizam-exames-de-rotina,4f363cd383a1373477e6298439fa0217boxj0lwd.html

 

 


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS