Central de Atendimento: (11) 2178-9000

Logotipo Ghelfond Diagnosticos

Agendamento via
WHATSAPP » (11) 97355-9100

Médicos

Como faço para retirar meus resultados de exames, via internet ?

Para acessar os seus resultados, tenha em mãos o protocolo de retirada de exames. - Utilize o número da OS - que se encontra logo abaixo do nome do médico solicitante - A sua senha de acesso será o número de validação que se encontra no protocolo e o dígito. - Utilize o botão IMPRIMIR localizado abaixo da lista de exames.

Água pode “quebrar” o jejum ?

Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina. Se o exame envolver algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

Exames de sangue, tem que ser sempre em jejum ?

Nem todos. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e colesterol exigem que você fique várias horas sem se alimentar.

No caso de exame de urina, é necessário que seja a “primeira da manhã” ?

Somente em caso de solicitação médica. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar. Dará o volume ideal para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

Urina só pode ser colhida no laboratório ?

Depende do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório. Já a urina tipo I, que é mais comum, pode ser colhida em casa.

Dói colher sangue ?

Em geral causa apenas um leve incômodo, pois o procedimento é muito rápido. Mas isso é muito variável, pois depende da sensibilidade de cada pessoa e da destreza do profissional que realiza a coleta.

Porque quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo ?

Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.

O que é um contraste ?

Meio de contraste é uma substância utilizada em exames de diagnóstico por imagem para contrastação de partes do organismo. Torna possível analisar em detalhes as regiões do organismo interessam ao médico que solicitou o exame. Os meios de contraste podem ser administrados via oral, intra-venosa, intra-arterial, uretral, retal, nas glândulas salivares ou em outras situações específicas como fistulografias, ductografias, etc. A escolha da melhor forma de administração depende do exame solicitado e da região de interesse. Os meios de contraste são utilizados em exames radiológicos, tomografia computadorizada, ressonância magnética e mais recentemente em ultra-sons. Cada caso é analisado por médicos que decidem se há necessidade ou não de utilização dos meios de contraste.

O que é um antibiograma ?

Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste, ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais é resistente.