Central de Atendimento: (11) 2178-9000

Mês especial das Mulheres

No mês de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, por esta razão, resolvemos listar abaixo alguns exames femininos importantes para a prevenção e manutenção da saúde da mulher, e você pode realizar todos eles nas Unidades Ghelfond. Lembre-se: Os Exames de Laboratório são complementares aos exames ginecológicos realizados em consultas e devem ser sempre solicitados pelo próprio médico.

MAMOGRAFIA: Método recomendado para o diagnóstico do câncer de mama, muito antes deste ser palpável. Detecta microcalcificações que podem indicar a fase inicial de um cancro. É indicado para mulheres a partir de 40 anos.

DENSITOMETRIA ÓSSEA: Exame de radiologia, que mede com precisão a densidade dos ossos. O resultado é comparado com padrões de idade e sexo. É indispensável para o diagnóstico e acompanhamento de osteoporose. Osteoporose é uma doença caracterizada por baixa massa óssea e deteorização da micro-arquitetura do tecido ósseo.

ULTRASSONOGRAFIA: A ultrassonografia endovaginal emiti ondas sonoras para avaliar a parte interior do organismo da mulher. O exame ginecológico ou pélvico é realizado através da bexiga e do abdômen da paciente. Já a Ultrassonografia obstétrica é realizada em pacientes gestantes.

No Brasil, a principal estratégia utilizada para o rastreamento do câncer do colo do útero é a realização da coleta de material para exames citopatológicos cervico-vaginal e microflora, conhecido popularmente como Papanicolau, associado ao Ultrassom Transvaginal – exame que permite a visualização do útero, ovário e trompas.

A efetividade da detecção precoce associado ao tratamento em seus estágios iniciais tem resultado em uma redução das taxas de incidência de câncer invasor que pode chegar a 90%.

O exame deve ser realizado em mulheres de 25 a 60 anos de idade, uma vez por ano.

O exame de ultrassom transvaginal também deve ser feito anualmente.


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS